Halloween...participar ou não?!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Qual a origem do Halloween?
O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro. Sua origem remonta há centenas de anos, numa região da Europa que abrangia a Grã-Bretanha e o norte da França. Era a noite das trevas e a celebração da morte. Tudo o que lembrava morte, horror e sofrimento era associado a essa comemoração: sepulturas, caveiras, cemitérios, vampiros, bruxas, demônios e o próprio diabo. O povo, naquela época, acreditava em mitos, a saber: Que o sol era um deus poderoso; Que a noite de 31 de outubro era ideal para se comunicar com as pessoas que tinham morrido; Que preparar comidas para esses espíritos seria bom e impediria que os mesmos ficassem zangados e não atormentassem os vivos.
Segundo a revista "Defesa da fé", todos os atuais costumes e símbolos do Halloween têm suas origens no antigo "Dia dos Mortos Celta”. A prática do “Trick ou Treat” (Guloseimas ou travessuras), vem daquela tradição, em que as pessoas davam comida em troca das bênçãos dos espíritos dos mortos. 
De onde vem a ideia de se fantasiar? 
Halloween não é um folclore, mas um sincretismo religioso, misturando elementos de várias religiões. A maioria dos estudiosos estabelece a origem do Halloween às velhas tradições dos antigos sacerdotes druidas, influenciadores dos costumes religiosos entre diversos povos da Europa, praticantes de rituais mágicos, feitiçaria e culto à natureza, notabilizando-se pela vocação à fertilidade no início das plantações. O Halloween pode ser considerado a continuação do “sawine”, festividade do ano celta (31 de outubro), que consistia em cerimônias de adoração aos deuses das trevas, através de sacrifício de sangue animal e humano. Nesse dia, o povo seguia os sacerdotes até o local dos rituais, caracterizando-se com fantasias e máscaras horripilantes. Iam brincando e cantando, numa fraternidade até hoje observada pela tradição moderna do druidismo na Inglaterra.
O que a Biblia diz? 
A adivinhação e a prática de magias são completamente condenadas na Bíblia. São chamadas por Deus de abominações e de coisas malditas. Aqueles que conhecem o Deus verdadeiro não devem buscar ou fazer, ou aprovar, ou muito menos brincar com tais práticas. (Deuteronômio 18:8-12)
Participar de brincadeiras contidas nessa festa é sujeitar-se ao domínio dos espíritos das trevas, representados pelas bruxas, tidas como manipuladoras do poder oculto das trevas desde os tempos remotos. Não é recomendável participar, para quem deseja uma vida cristã dirigida pelas verdades bíblicas. 
A maioria dos participantes do “Halloween” encara essa tradição como mero folclore ou simples brincadeira de crianças. Entretanto, desafiar os poderes das trevas é uma insensatez passível de amargo arrependimento e sujeita ao pagamento de alto preço em danos espirituais, só reparáveis pela ação e poder do Espirito Santo.
À primeira vista, tudo não passa de simples diversão sem consequências, mas a realidade é muito diferente da fantasia, e o diabo não desiste dos que o buscam, mesmo inocentemente. È bom lembrar que o apóstolo Paulo aconselhou os cristãos da Tessalônica a fugirem do mal: “Abstende-vos de toda forma do mal” (I Tessalonicenses 5:22). Aos Romanos, ele exorta a que rejeitem o mal: “ O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem “. (Rm 12:9).
Formas religiosas embasadas no ocultismo são abomináveis a Deus porque buscam respostas para os anseios humanos em fontes estranhas, desviando o homem do verdadeiro propósito para o qual foi criado: o de glorificar e enaltecer o nome santo de Deus, criador de todas as coisas e único digno de toda adoração.
Consulte: Levítico 19:31  e Deuteronômio 18:10,11,14.

“ Diga NÃO a tudo isso. Diga NÃO ao Halloween!
No dia 31 de outubro, quando, em toda parte, as pessoas vão falar de bruxas, de feitiçarias e de superstição, coisas essas que Deus condena e abomina, que tal a gente falar a verdade, mostrar o erro e dizer, “ NÃO AO HALLOWEEN! ”

Portanto, Diga “ NÃO AO HALLOWEEN! ”
E SIM ao que agrada a DEUS!
.
Por Josy Dantas

Fontes:
Livro: Festas populares e suas origens. S.V. Milton. Série conhecer. Editora Santos
DIGA NÃO AO “HALLOWEEN”. Publicado pela APEC “Aliança Pró Evangelização de Crianças,2002. Gilberto Celeti. Ilustrações Bruno J.S. de Andrade.

3 comentários:

  1. Como é importante sermos orientados quanto aquilo que parece ser mera brincadeira, o diabo ele quer matar e destruir e precisamos ficar atentas ao que os nossos filhos estão participando.

    ResponderExcluir

 
Ministério infantil Horto Júnior © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions