Pai, desenha comigo!

terça-feira, 7 de julho de 2015



Por Pr. Edgar Rodrigues Donato

Freqüentemente, ao chegar em casa, meu caçula de dois anos (hoje tem 13 anos) grita de alegria e me saúda com grande entusiasmo. Em seguida, pede colo e fala: - Pai, desenha comigo! É irresistível não atendê-lo, mesmo quando ocupado. Mantenho na cristaleira da sala uma pilha de papel-rascunho, pego algumas folhas, sou acompanhado pelos olhos atentos e o sorriso disfarçado do Henrique. Ao sentar-me à mesa, ele corre em minha direção e acomoda-se no meu colo. Sinto a mãozinha minúscula sendo conduzida pelas minhas enquanto vamos desenhando. As vezes, ele tenta sozinho, surgem os rabiscos confusos, obscuros, incompreensíveis. Mas, quando a minha experiência o conduz, os garranchos ganham contornos nítidos e se transformam em casinhas, pessoas, lagos, cavalos, carros, bicicletas, patos, cães e outros bichos.

O interesse do meu pequeno traz reflexões sobre o meu relacionamento com o Pai celestial. Eu também não sei desenhar sozinho. Ao lidar com a criação, quantas vezes minhas “marcas” fazem borrões, linhas confusas, indecifráveis, embaraçando o enredo do meu caminho. Faço grotescos estragos nas páginas da existência, contudo, ao buscar a companhia do criador, peço que sua bondosa mão dirija as minhas, frágeis e trêmulas ao lidar com pessoas de verdade, meio ambiente e... os diversos “brinquedos” de gente grande.

Quando Deus está no controle, os relacionamentos ganham consistência, a vida ganha sabores, cores... surreais? Não, sobrenaturais do Pai das luzes. A sabedoria que vem do alto endireita nossos caminhos, traz marcas indeléveis em nós e nas pessoas. Tocamos nelas como se fôssemos lápis ou esferográficas conduzidas pelas mãos do habilidoso Escritor.

Ao terminar a arte leiga com meu filho, colocamos as gravuras na porta da geladeira... Do mesmo modo, à medida que deixarmos o Pai direcionar nossas mãos, o resultado terá mais qualidade, iremos melhorar a paisagem desse mundo tão pixado. O que Deus produz por nosso intermédio enfeita a dura realidade da humana geleira... Como educador, percebo ecos daquela voz nos olhos dos alunos: - Professor, desenha comigo!

Humm... não posso parar de cultivar esse meu lado infantil. Como uma criança nos braços do pai... Quero buscá-lo cada dia:
* Pai, desenha comigo!
* Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você – Salmo 32.8

EXTRAÍDO DO LIVRO: CONEXÕES, pg. 143-145 – Ensaios Sobre a Vida Cristã – Pr. Edgar Rodrigues Donato.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Ministério infantil Horto Júnior © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions